Alterações posturais mais comuns


Abaixo vamos descrever brevemente as alterações mais comuns da postura, quando a avaliamos pedindo que a pessoa fique à vontade, sem restringirmos a posição dos pés como eventualmente pode ser orientado.


Eventualmente as figuras ilustrativas apresentam alterações posturais acentuadas. Na avaliação postural, freqüentemente, são encontradas alterações mais suaves, que não são tão facilmente perceptíveis.


Base alargada ou diminuída
Se refere à proximidade ou afastamento dos pés. O normal é que fiquem na mesma linha dos quadris, quando estão mais largos que isso, dizemos que a base está alargada. Quando mais aproximados, a base está diminuída.


Hálux valgo
A famosa “joanete” que pode ser mais ou menos acentuada. Se refere a esse desvio do dedão em direção ao pé.


Arco do pé Diminuído



É a diminuição do arco interno do pé. Quando totalmente ausente, temos o chamado pé plano.

na seqüência: pé plano, pé cavo, pé neutro


Arco do pé aumentado
É o aumento do arco interno do pé. Costuma estar ligado a um pé mais rígido, menos móvel, embora nem sempre isso seja verdadeiro. É o chamado pé cavo.


Calcâneo evertido
É o alinhamento do calcanhar quando visto por trás. Se está evertido, é porque ele está “caído” para dentro. Costuma estar ligado a um arco do pé plano.
calcâneo evertido bilateralmente, 
mais à esquerda


Calcâneo invertido
Nessa situação, o calcâneo está “caído” para fora. Costuma estar ligado a um arco do pé cavo.
calcâneos invertidos



Joelho valgo
É o famoso joelho em “x”. Significa que a extremidade da perna se afasta da outra perna.
joelhos valgos, alinhados, joelhos varos

Joelho varo
É o joelho em “o”, ou posição do “caubói”. A extremidade da perna se aproxima da outra perna.


Joelho em rotação medial ou lateral
Se refere à posição do osso da perna em relação ao joelho. Ela pode estar girada para fora (em rotação lateral, ou seja, fazendo o pé apontar para fora) ou girada para dentro. Para perceber o que é, esteja sentado e então faça o pé apontar para fora e depois para dentro. O osso da perna gira na direção que o pé aponta.


Joelho em hiperextensão ou semiflexão
joelho em hiperextensão

Se refere ao alinhamento do joelho quando observamos a postura de lado. Se estiver em hiperextensão, significa que está muito travado para trás, fazendo uma curvatura que vai além da linha vertical. Se estiver em semiflexão, significa que está um pouco dobrado. O ideal é estar alinhado, ou seja, praticamente uma linha reta, nem hiperextendido, nem semifletido.


Quadril rodado medial ou lateralmente
É a posição do osso da coxa. A pessoa com quadril rodado lateralmente tende a estar com os pés apontando para fora. A pessoa com rotação medial do quadril geralmente apresenta valgo de joelho e rotação lateral do joelho.


EIAS elevada ou rebaixada
Se refere ao alinhamento de pontos anatômicos da bacia. As EIAS (Espinhas Ilíacas Antero Superiores) existem na região da frente da bacia, sendo uma de cada lado. Elas devem estar alinhadas horizontalmente.


EIPS elevada ou rebaixada
As EIPS (Espinhas Ilíacas Póstero-Superiores) são pontos anatômicos existem na região de trás da bacia, uma de cada lado. Elas devem estar horizontalmente alinhadas.


Pelve em antepulsão, retropulsão ou láteropulsão
Se referem à posição da bacia em relação ao resto do corpo. Se estiver em antepulsão significa que ela está à frente da linha do corpo. Se estiver em retropulsão, está atrás da linha do corpo. Em láteropulsão, significa que está lateral à linha do corpo.


Pelve em anteversão ou retroversão
A pelve em anterversão está inclinada para a frente, enquanto a pelve em retroversão está inclinada para trás. A pelve em anteversão tende a promover aumento da curvatura da coluna lombar (hiperlordose), enquanto a pelve em retroversão tende a promover a diminuição dessa curvatura (retificação lombar). Para verificar, empine o bumbum e você terá colocado a pelve em anteversão. Faça o "encaixe do quadril" e você terá colocado em retroversão.


Coluna lombar em hiperlordose ou retificação
hiperlordose lombar na figura à direita

A hiperlordose é o aumento da curvatura natural da coluna lombar, enquanto a retificação é a diminuição dessa curvatura natural.


Pescoço protraído ou retraído
O pescoço protraído está projetado à frente, enquanto o pescoço retraído está encolhido atrás.


Pescoço inclinado ou rodado
Significa que o pescoço está inclinado (orelha mais próxima ao ombro, como se estivesse pensativo) em um dos lados, ou rodado para um dos lados (cabeça gira sobre seu eixo, como se fosse olhar algo que está a seu lado).


Escápula (omoplata): pode estar elevada, rebaixada, abduzida, aduzida, rodada lateralmente, rodada medialmente ou com “tilt”
Quando está elevada, significa que está acima da posição ideal. Rebaixada, está abaixo da posição ideal. Abduzida significa que está deslizada em direção ao braço, e quando aduzida está deslizada em direção à coluna. Rodada lateralmente quer dizer que a escápula rodou no seu eixo de forma que a parte de cima dela foi em direção à coluna e a parte de baixo em direção ao braço, sendo que o oposto é o que ocorre quando ela está rodada internamente. O “tilt” quer dizer que a escápula se inclinou para a frente.


Ombros protraídos ou retraídos. Ombro em rotação medial
Ombro protraído quer dizer que está projetado à frente, enquanto retraído quer dizer que está encolhido atrás. Ombro em rotação medial quer dizer que ele girou em direção ao corpo. Essa rotação medial é freqüentemente associada à protração de ombro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário