Antepé ou Retropé valgo ou varo

nesta foto o retropé está neutro
(linha amarela, nem varo nem valgo),
assim como o antepé (linha vermelha).

Quando falamos do antepé, estamos nos referindo à região da frente do pé, onde estão os dedos e os metatarsos. Quando nos referimos ao retropé, estamos falando a respeito da região do calcanhar.

Antepé varo (fig.1a) ou valgo (fig.2a) se referem a alterações (congênitas) da estrutura óssea dessa região do pé. Ou seja, não é uma alteração da postura, mas sim do próprio osso. No antepé varo a borda interna do antepé está mais acima que a borda externa. É como se estivesse "torcido" para fora. No antepé valgo ocorre o oposto, é como se estivesse torcido para dentro.

Retropé valgo (não demonstrado) ou varo (fig.3a) são termos usados para descrever uma alteração óssea da estrutura da região de trás do pé. Similarmente, no caso do retropé valgo, a borda externa do retropé está mais elevada que a borda interna. No caso do retropé varo, a borda interna está mais elevada.

Quaisquer dessas alterações trazem conseqüências ao movimento durante a caminhada ou corrida.


antepé varo
o lado do dedão está elevado em relação ao osso do calcanhar. Quando o pé se aplaina durante a caminhada ou corrida, o lado do dedão deve tocar o chão, e consegue isso somente mediante à pronação do tornozelo, favorecendo assim a pisada pronada


antepé valgo
 observe agora que a borda interna está abaixada em relação ao osso do calcanhar, o que caracteriza o antepé valgo. A borda externa, durante a corrida ou caminhada, deve tocar o solo, e faz isso através da alteração da posição da região de trás do pé, aumentando a supinação do tornozelo e favorecendo, assim, uma pisada supinada

retropé varo
no caso do retropé varo, observamos que o osso do calcanhar encontra-se inclinado, enquanto o tálus (pequeno osso acima do calcanhar) se encontra em posição neutra. Observe que nessa situação, o antepé fica levantado, alinhado em relação ao retropé. Na fase de apoio, o pé precisa encostar no chão, e isso será feito através de um aumento da pronação do tornozelo, que observamos pela inclinação do tálus (fig.3b)

OBS: nas figuras estão demonstrados a tíbia (osso da perna), logo abaixo, o pequeno osso é o tálus, e logo abaixo o calcâneo (calcanhar). O antepé é representado pela linha horizontal abaixo, sendo que o dedão (à esquerda) e o quinto dedo  (à direita) são representados.




2 comentários:

  1. muito bom este post seu, bem esclarecedor a biomecânica anormal da pisada durante a marcha, Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir