Testes de Elasticidade

  • Elasticidade de músculos posteriores da coxa (ísquiotibiais):  realizado com o atleta de barriga para cima, uma das pernas é “levantada” com o joelho esticado pelo fisioterapeuta, enquanto a outra permanece esticada, junto ao chão. No momento em que a perna de baixo tende a dobrar, verifica-se o ângulo em que a perna de cima se localiza. Um teste normal ocorre quando é alcançado o ângulo aproximado de 80º.
  • Elasticidade do quadríceps (músculo da região da anterior da coxa):  com o atleta de barriga para baixo, o fisioterapeuta segura uma das coxas (joelho dobrado) e trás para cima até cerca de 20 graus e então dobra um pouco mais o joelho e verifica a tensão da musculatura e a presença ou não de movimentação da bacia.
  • Elasticidade de Íliopsoas: com o atleta de barriga para cima, o atleta abraça um dos joelhos enquanto a outra perna permanece esticada tente ao chão. Essa perna deve permanecer junto ao chão, caso contrário (caso o joelho tenda a dobrar ou a coxa a levantar) a causa é o músculo íliopsoas encurtado.
  • Elasticidade de tensor da fáscia lata e banda íliotibial (teste de Ober modificado): realizado com o atleta deitado de lado, com a perna de baixo dobrada e a perna de cima esticada, na linha do corpo. O fisioterapeuta segura a bacia e verifica o quanto a perna de cima desce em direção ao solo. Deve descer ao menos 10º, caso contrário, verifica-se o encurtamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário