Testes Dinâmicos

  • Avaliação em apoio unipodal: com esse teste observamos como está o equilíbrio, e “a que custas” ele está sendo mantido. Procuramos observar se existe alguma “compensação” de movimento em joelho, tornozelo, quadril, coluna. Por exemplo, pessoas que não realizam bem o teste, por não terem força ou equilíbrio, por exemplo, podem dobrar o joelho freqüêntemente, fazer uma pronação excessiva do tornozelo ou valgo do joelho. O resultado pode ser apresentado assim: “Apoio unipodal D – valgo de joelho, aumento da pronação tornozelo”.
  • Teste dos saltitos: nesse teste, com a pessoa em apoio unipodal, pedimos que ela realize pequenos saltos no lugar. Observamos os mesmos ítens do teste de apoio unipodal, como a pronação do tornozelo, o controle do joelho e da postura, a diferença é que agora a situação é mais dinâmica. A forma de apresentação é a mesma do apoio unipodal.
  • Afundo: com um pé  mais à frente e outro atrás, pedimos que a pessoa agache no lugar. Esse nada mais é que um dos exercícios mais comumente realizados em treinos de força. É um teste de equilíbrio também, e de controle da musculatura. A pessoa com pouco controle tende a fazer pronação de tornozelo, valgo de joelho, e perder o equilíbrio. O resultado pode ser apresentado da mesma maneira que no teste de equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário